Blog

20 De junho de 2017

Nenhum comentário


Campanha Pé de Anjo: ajudando a Comunidade Quilombola

A Campanha “Pé de Anjo” foi criada pela Verde Ghaia com o objetivo de arrecadar doações para pessoas carentes. A cada ano, o Grupo se mobiliza para levar solidariedade, amor e atenção a uma comunidade carente.

Neste ano, iremos ajudar a Comunidade Quilombola Mato do Tição na cidade de Jaboticatubas, região metropolitana de Belo Horizonte. Esta comunidade concretizou de uma mistura de negros, índios e brancos.

De um lado, marcada pela presença de ancestrais indígenas e, de outro, pela corrente negra, a família Siqueira herdou também a cultura do branco. Ritos do antigo catolicismo ainda permanecem, como os vestígios do latim nos cantos que entoam.

Essas heranças fazem do Mato do Tição “uma ilha sagrada nas cercanias do profano, um elo com o passado e a sacralização do mundo. A comunidade possui 115 habitantes. Têm um artesanato local com bambu, pintura em panos de prato,confecção de instrumentos e tapetes, mas com dificuldade em comercializar os produtos fora da comunidade, pois só quando recebem a visita de algum turista na comunidade é que conseguem vender alguma coisa.”

 


Deixe seu comentário


Clientes