Blog

05 De junho de 2018

Nenhum comentário


Educação e Sistema de Gestão Ambiental: Uma discussão sobre a prática

Embora eu seja prático, Gosto de discutir sobre educação e sistema de gestão ambiental. Na verdade, sobre qualquer tema relacionado a educação. Vejo-a como essência do ser humano, indispensável para que possamos crescer e desenvolver nossas habilidades.

Por isso, sou muito grato quando me convidam para palestras sobre o assunto com jovens que estão começando a vida profissional.

Falando sobre Educação

Para aqueles que sabem sobre a minha história, já devem ter lido que nasci desprovido de recursos financeiros. Obviamente, não há nada de anormal. Visto que, faz parte da realidade brasileira. E dentre tantas, a precária educação que nosso Governo oferece. Não apenas de infraestrutura, mas pelo próprio descompromisso com o cidadão brasileiro.

E, para mim não foi diferente. Tudo muito precário, ir à escola era sinônimo de garantir a barriga cheia. Mas, o pior era a sala de aula. Não pelos professores. Mas, pelas aulas. Nada fazia sentido, tudo muito teórico e nada prático. Eu vivia em um mundo a parte. Eu queria entender porque e como tudo aquilo se encaixava na vida prática. Uma vz que ir à escola só fazia sentido por causa da comida.

Assim, com o passar do tempo, a vida foi me dando escolhas. E em uma delas, deparei-me em uma banca de revistas. Trabalhei por muitos anos no meio de tanto assunto. Assuntos que faziam sentido, que me contextualizavam.

Ah! Que mundo era esse que ia descobrindo através da leitura de revistas, jornais. Eu adora ficar horas tagarelando com os clientes. Eu sempre aprendia algo. Conseguia desvendar os mistérios das aulas de biologia, física, química, portugês. Era como se o cérebro ativasse tudo que havia sido guardado. E, agora estava colocando em prática.

Tudo que aprendi em sala, passou a fazer sentido! Eu me dizia o tempo todo “e não é que isso faz sentido, agora!” E, assim meu mundo foi se expandindo. Fui descobrindo que eu poderia ir muito mais além. Que tinha capacidade, competência e habilidades que ainda estavam adormecidas. A vida estava ali, só esperando que eu desse o próximo passo.

Por que palestrar sobre Educação e Sistema de Gestão Ambiental na FUMEC?

Fui convidado pelo Prof. Dr. Aloisio Prince, responsável pela organização da tradicional semana de palestras da FEA/FUMEC. Esta também, conhecida como “Maio Profissional.

O evento teve como participantes alunos do Curso de Engenharia Ambiental. A proposta dessa Palestra foi bem diferenciada, na qual Deivison respondia às perguntas dos alunos, professores e outros profissionais. Além disso, Deivison também respondia aos questionamentos dos participantes. A ideia era discutir sobre a prática, fugindo completamente da teoria.

A palestra, entretanto, foi um grande sucesso, que o Palestrante Deivison Pedroza extendeu seu horário tirar dúvidas e responder a alguns questinamentos sobre Educação Ambiental.

Deivison aproveitou o momento, e sorteou seu mais novo livro, “Auditoria de Conformidade legal: Compliance na prática“.

Depoimento dos Participantes

Mais importante para mim e sair de um local com a sensação de dever cumprido. Que pelo menos consegui ajudar uma pessoa. Sinto-me feliz e motivado para seguir em frente. Por isso, compartilho um pouquinho dessa felicidade!

“O senhor foi ontem na Universidade FUMEC, dar uma palestra. Primeiro gostaria de parabenizar, pela sua forma  diferente de abordar uma “palestra”(…)”

“Agradecemos sensibilizados a aceitação de nosso convite para a palestra de que trata este conjunto de e-mails. Ter como palestrante o Sr. Deivison Pedroza, Fundador Presidente da Verde Ghaia e destacado profissional da área de meio ambiente em nível nacional e internacional, foi uma grande honra para nós da FUMEC e garantia de que tivemos uma palestra de altíssimo nível para os fins relacionados ao tema a ser tratado.”

Sou grato, por momentos como esses que me fazem enxergar um mundo melhor para todos nós!

Deivison Pedroza

 


Deixe seu comentário


Clientes