Como melhorar eficiência e produtividade na gestão

Sou Deivison Pedroza, Fundador de vários negócios de sucesso no Brasil, Investidor de Startups, Palestrante, CEO e Conselheiro. Não estranhe essas nomenclaturas, elas apenas resumem minha essência visionária e empreendedora, que é: “levar mais eficiência e produtividade para empresas através de ferramentas inteligentes e eficientes para gestão de negócios.

Muitas empresas usam ferramentas para fazer gestão, independente do seu tamanho e segmento, com um objetivo em comum de diminuir a burocracias nas operações e encontrar os gargalos para o crescimento saudável dos negócios.

E como, eu nunca paro de pensar no Futuro. Frase e atitude que carrego comigo a muitos anos e aplico em meus negócios.

Eu sempre pensei no Futuro. Tenho facilidade para enxergar as etapas das jornadas de uma gestão, de modo que eu consiga direcionar cada vez mais a minha energia, conquistando os objetivos planejados. E isso, eu também faço através das minhas Mentorias. Ajudo as empresas a explorarem melhor as suas oportunidades, solucionando suas dores de geração.

Afinal, não faz sentindo perder tempo com processos manuais e burocráticos, perdendo tempo e energia em resolver problemas, falhas, além de situações mais complexas que podem afetar toda a estrutura da organização, podendo se tornar um problema irreversível.

Processos mais dinâmicos e eficazes

Desde o fim do isolamento social, as organizações passaram a refletir sobre a necessidade de integrar e otimizar melhor seus processos, visando dinamismo e eficiência em busca de resultados mensuráveis que pudessem contribuir significativamente para a tomada de decisões mais assertivas.

Contudo, o exercício é muito maior, as empresas que buscam crescer saudavelmente, precisam evidenciar seus gargalos e falhas de processos a fim de dimensionar os impactos que eles poderão trazer para o negócio. Em outras palavras, cabe a Liderança se preparar para amparar seus pares durante a “organização de processos”, Isso porque, toda mudança impactará no contexto organizacional, e nas diretrizes de planejamento da organização.

Outro fato importante é as organizações estarem preparadas para responder, a qualquer momento e em qualquer situação, “o que é deve ser medido?” “Por que medir?” e “Como medi-lo?”. E por fim, saber responder “Fazer a medição a cada quanto tempo?”.

Este é um ponto mais simples, porém o que mais gera dúvidas. Isso porque, é muito comum as empresas não terem das etapas que devem seguir quando precisam se reorganizarem. E eu cito duas situações comuns:

1º – As empresas, às vezes, não sabem como mensurar corretamente seus dados. E falhas na análise de dados podem gerar problemas seríssimos, como, por exemplo, perda de investimento, recursos financeiro e de pessoas.

– Há também muitas organizações que sabem identificar as medidas de desempenho conforme as estratégias adotadas.

Quando não se tem clareza das etapas do que fazer durante a organização de processos, a empresa perde seu direcionamento estratégico, torna o negócio instável e vulnerável às crises. Por isso, ter dados para mensurar e saber mensurar corretamente é vital para a sobrevivência das organizações.

“O que não pode ser medido, não pode ser controlado; e se a organização não consegue controlar, não consegue gerenciar”.

Como ter clareza da organização de processos

Posso afirmar que o primeiro passo, para que a empresa comece a ter clareza dos seus processos é centralizar as informações em ferramentas ágeis e inteligentes, desenvolvidas especificamente para o seu tipo de negócio.

O uso de ferramenta ajuda as organizações a gerenciarem seus processos/negócios com mais cautela, implementando melhorias automatizadas na gestão como estratégia de melhoria no ciclo de vida de seus produtos, gerenciamento dos seus processos externos e internos, gestão de recursos com mais transparência, melhoria nas operações, alta performance, são alguns exemplos.

Vantagens de implementar uma gestão estratégica

Quando as organizações buscam por uma gestão inteligente, seja através da automação dos processos, principalmente para os mais robustos e complexos, é possível se obter algumas vantagens frente àquelas que ainda fazem tudo manualmente.

  • Eficiência e produtividade nas entregas
  • Visibilidade e transparência na gestão
  • Busca pela Conformidade efetiva
  • Controle

Os benefícios de implementar ferramentas de gestão, são muitos, e de acordo com a pesquisa feita pelas companhias Gartner, PWC, Goldman Sachs, Aberdeen, Forrester e Microsoft, demonstram que o retorno sobre o investimento nesses tipos de ferramentas é significativo:

  • 60% mais velocidade na gestão
  • 40% de redução em custos
  • 10-30% de redução em custos operacionais
  • 30% de aumento nas renovações
  • 50% de melhoria na velocidade de negociação

Aprenda a olhar para os números

Infelizmente, nós brasileiros não fomos educados para nos preocupar com dados, olhamos para os números de um período a outro. Nada mais. E continuamos despreocupados a pensar em dados, mesmo quando o mundo inteiro fala sobre ele. Tudo bem, que não tivemos uma formação analítica, deixamos de lado a análise subjetiva das informações que eles podem ofertar ao negócio, nós os consideramos infamo demais, para nos preocupar.

Porém, muitas organizações não conseguem enxergar que ao medirmos em números, demonstramos ao mercado e aos nossos clientes que sabemos sobre o assunto. E era exatamente isso, que a minha última empresa fazia. Ela expressava em forma numérica o trabalho de leis municipais, estaduais, federais, Decretos, Sanções – eu via na análise de dados possibilidades infinitas de gerar para o meu cliente de forma objetiva, o potencial de conhecimento e profundidade sobre o que eu fazia e sobre que os dados dele poderiam fazer por ele.

Saber analisar seus números é evitar correr riscos e criar barreiras desnecessárias para o crescimento do negócio. Mas, é importante ter maturidade para definir quando agir com audácia ou conservadorismo, tornando-os um direcionador na hora de tomar decisões para não criar as barreiras e impedir o crescimento.

Empresas que não estiverem falando a linguagem de dados, podem até estar crescendo”, mas a chance de evoluir e escalonar seu negócio, é menor do que aqueles que estão atentos às análises de dados. Acredito e defendo a minha percepção, que no início do Boom das Startups, esse foi o diferencial delas, num mercado tradicional, para chegarem a topo e se tornarem UNICÓRNIOS.

Visão estratégica: Maturidade da sua gestão

A maturidade de gestão da sua organização está na visão estratégica do seu negócio. Ou seja, não adianta apenas escolher uma ferramenta para resolver um gargalo ou um problema, é preciso definir para onde a empresa vai, aonde quer chegar, para então implementar em toda a estrutura da empresa.

De acordo com a Forrester, empresa de pesquisa norte-americana que assessora empresas sobre o impacto existente e potencial da tecnologia, afirma que há etapas que devem ser pensadas e que contribuem na maturidade e no crescimento sustentável.

Investir em plataformas para controle de gestão é possível obter dados para gerar serem mensurados, gerando resultados seguros para tomada de decisão:

  • Ter visão do Potencial de mercado;
  • Vislumbrar oportunidades de crescimento do negócio;
  • Investir em produtos e serviços conforme demanda de mercado;
  • Aprimorar e criar produtos que atendam as dores do mercado;
  • Construir um Modelo de negócio replicável e ampliável, permitindo crescer horizontalmente;
  • Obter Processos bem estruturados e definidos;
  • Garantir produção em volume, com a mesma qualidade e agilidade;
  • Oferecer Treinamentos e estratégias de compartilhamento de conhecimento em escala;
  • Aplicar processos uniformizados sem gerar novos esforços;
  • Automatizar processos visando a agilidade;
  • Ter capacidade de realizar tarefas consecutivas e rotineiras sem impactar a agilidade;
  • Ter condições de entrega escalável,
  • Diminuir custos.

Saliento que a necessidade, não está apenas na automatização e controle dos processos de gestão através de recursos digitais, mas também na maturidade que a empresa tem para dar continuidade ao planejamento estratégico, elevando a eficiência dos processos da empresa e impactando na melhoria contínua. 

Gestão com maturidade e estratégia

Quando você implementa uma gestão pautada em maturidade e estratégia, você impacta na transformação do seu negócio. E então, sua empresa tem hoje, uma visão clara dos passos? Sabe analisar seus dados? E possui maturidade para seguir a estratégia da empresa? Se ainda não, eu posso ajudar você a melhorar seus processos de gestão, te ensinando a trabalhar com dados consistentes para avançar com a sua frente de trabalho.

Venha falar comigo.


banner para a inscrição de mentoria com Deivison Pedroza para 26 de outubro
Inscreva-se para 2ª Mentoria – Dia 26/10 às 10 horas



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar e conquistar melhores resultados para a sua Gestão?

Deivison-Logo-Preto-

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp