Preparei uma série de textos sobre mindset e Liderança Sustentável que irei compartilhar com você. São 04 artigos complementares, importantes para quem deseja melhorar o ambiente de trabalho, trazendo mais bem-estar e assim, promover a Saúde Mental de todos aqueles que estão a sua volta.
Não deixe acompanhar.
Qual a importância do Mindset no ambiente de trabalho?
Considero este tema de muita importância, visto que o ambiente de trabalho tem sido foco de muitos problemas relacionados ao bem-estar e saúde mental. Portanto, ter o mindset correto no ambiente empresarial contribui significativamente para o bem-estar de todos.
De modo geral, eu gosto de definir mindset como a mentalidade, a atitude mental que cada um de nós tem diante da vida, que vai influenciar diretamente nossos comportamentos, pensamentos e atitudes. É o seu mindset que vai definir se você vai alcançar ou não o sucesso, seja na vida pessoal ou profissional. Você deve estar se perguntando como é possível o seu mindset definir o seu sucesso. E justamente isso que vou explicar para você, de uma forma bem simples.
Primeiramente, a mentalidade de quem conduz a organização é que vai determinar se o negócio está parado no tempo ou pronto para inovar e se adaptar ao mundo atual, de constante transformação. Por isso, é tão importante ter um mindset de crescimento, e não fixo, como nos explica muito bem Carol Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, também autora do livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”.
O mindset de crescimento é facilmente encontrado em líderes que se voltam para o crescimento sustentável da empresa e de toda a sua equipe.
Carol Dweck – Professora de Psicologia da Universidade de Stanford.
Ficou confuso? Calma que agora vou explicar tudo com detalhes. Imagine duas situações.:
Primeira situação: uma competição de barcos a remo, com oito remadores em cada um. Cada remador sabe exatamente o que fazer porque são orientados por um timoneiro, responsável pela navegação. É o timoneiro quem dá o ritmo da remada aos atletas. Para tanto, ele precisa conhecer cada atleta, seu ponto forte, seu ponto fraco e o que precisa para se superar. Deve também conhecer muito bem o barco e todas as suas características, suas potencialidades e limitações. Assim, o timoneiro tem um papel essencial para uma competição, determinando a vitória ou não da sua equipe.
Segunda situação: uma orquestra sinfônica. Nessa orquestra há em torno de 80 músicos. Para que todos os instrumentos fiquem em harmonia e executem a música com perfeição, é necessária a figura de um maestro ou regente. Reger é arte pela qual o maestro conduz a orquestra através de gestos, transmitindo aos músicos valores e índices que compõe uma obra musical, como andamento, ritmo e expressividade.
Assim, uma orquestra sem o maestro é como um barco a remo sem o timoneiro. Os remadores – ou músicos – sabem exatamente o que fazer. No entanto, necessita do timoneiro – ou do maestro – para harmonizar suas atividades, dando segurança a todos.
Mindset exige dedicação e um olhar para dentro de si
Para se tornar um timoneiro ou um maestro, não é fácil. É preciso muito estudo, dedicação e um grande conhecimento sobre navegação ou música. Além disso, é necessário conhecer muito sobre liderança. Isso é importante porque cada um dos remadores ou membros da orquestra são protagonistas por si só. Cada um deles sabe da força e talento que tem e do que são capazes. Cada um quer dar o seu melhor para ser o melhor.
Entretanto, é somente o trabalho em equipe que os fará chegar a vitória em uma competição de barcos ou à perfeição da execução de uma música.
Então, como fazer com que interesses individuais sejam guiados para um bem comum? Inclusive como guiar o seu próprio interesse individual para não se sobressair diante dos remadores e músicos? É aí que entra a questão da liderança.
Pensar como um líder, agir como um líder, ser um líder. Focar no trabalho em si, na performance e nas relações de cada um para obter o melhor resultado para o conjunto. Ser chefe não vale de nada nessa situação, a não ser que você deseje o fracasso. E agora te pergunto:
- estas duas situações te lembraram alguma coisa?
- Um barco, seus remadores e o timoneiro; uma orquestra, seus músicos e o maestro.
- Isso não poderia ser a sua empresa, os seus colaboradores e você mesmo?
No mundo atual, de novidades surgindo a todo o instante, se você quer que sua empresa cresça e se destaque em um mercado cada vez mais competitivo, você precisa ser cada vez mais timoneiro e maestro. Isso não quer dizer que você precisa aprender a remar ou navegar, nem se tornar um especialista em música. Não, mas você precisa ser um verdadeiro líder e ter o mindset de um líder. E não é qualquer tipo de liderança que serve. Hoje, você deve ser uma liderança sustentável.
Leia também: Mindset de Crescimento – Parte 2
O que tem a ver sustentabilidade com liderança?
A sustentabilidade diz respeito ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido em 1987 no Relatório Our Common Future (Nosso Futuro Comum), elaborado pela Comissão Brundtland, como aquele desenvolvimento que “satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Ou seja, ser sustentável significa que você está preocupado com o meio ambiente e com o uso adequado dos recursos naturais, que pensa na sua geração e na dos seus filhos e netos.
No mundo dos negócios, a sustentabilidade está sendo cada vez mais valorizada, pois o mercado e os consumidores estão cada vez mais exigentes nas entregas, padrões e posturas que respeitem a vida e o meio ambiente.
Os líderes assumem um papel crucial na liderança sustentável
Quando se é líder e se trabalha com a visão da sustentabilidade, você trabalha ao mesmo tempo com o tripé empresa, colaboradores e meio ambiente. Dessa maneira, conduz os processos de trabalho de forma a atender as necessidades da empresa, os interesses dos colaboradores e ainda preservar o meio ambiente.
São os líderes os responsáveis a inspirarem as novas gerações a adotarem um modelo mais sustentável para o mundo e mais humanizado para os negócios, colaborando assim para o desenvolvimento de culturas organizacionais transformadoras e responsáveis. Eles são os chamados líderes sustentáveis, que possuem a capacidade de transformar o nosso mindset e o da empresa, ou seja, a mentalidade de como se relacionar com o meio ambiente, com as pessoas e os negócios, e promover assim um crescimento sustentável da organização.
Esse tipo de crescimento impacta toda a estrutura de custos e cria importantes diferenciais para os clientes, fornecedores, investidores ou qualquer outra parte interessada. E é sobre esse assunto que tratarei no próximo conteúdo. Acompanhe!
Leia também: Mindset de Crescimento – Parte 3
Deivison Pedroza – Investidor / Conselheiro / CEO / Palestrante
Deixe um comentário