deivison-Site-Logo

Por que as empresas buscam por inovação?

As empresas buscam por inovação constantemente. Principalmente após alguns anos de isolamento social e retomada ao trabalho, quando falamos de um mercado mais jovens que buscam construir sua própria identidade sem se importar com o que vão dizer sobre eles. E isso é sensacional, quando pensamos em negócio.

Por que são pessoas transparentes, sem medo de expor o que pensam e desejam. Sem medo de serem reprimidos. É só observar as redes sociais e perceber como esses jovens, que estão no mercado de trabalho têm se comportado. São pessoas ávidas por tecnologias.

E certamente, a tecnologia impõe a necessidade de transformações para muitas empresas, principalmente as tradicionais. É neste contexto, com a dinâmica do tempo, evoluindo exponencialmente, as empresas precisam estar atentas e se reinventarem envolve não apenas o uso de ferramentas avançadas de tecnologia, mas mantendo um olhar HUMANIZADO para todo o negócio.

Adapte-se a este novo tempo

Vivemos em um mundo cada vez mais imediatista e, levando em conta a atual situação econômica brasileira, as empresas não conseguem mais dedicar muito tempo à implementação de um processo de gestão. Tudo precisa ser muito rápido, pois as empresas estão mais enxutas e seus funcionários exercendo múltiplas funções.

Empresas com 20 anos ou mais de estrada nasceram em uma época na qual já havia conceitos consolidados de gestão. Porém, o modelo adotado na época sofreu grandes transformações. Essas organizações foram aprendendo e crescendo de acordo com as exigências do mercado. Muitas chegaram até aqui vitoriosas, mas é preciso saber inovar no próprio negócio para “não morrer na praia.”

A evolução tecnológica para as ferramentas de gestão abre novos horizontes

A velocidade da internet, da informação e, muitas vezes, dos concorrentes constitui obstáculo poderoso. E como superar essa dificuldade e vencer neste cenário?

A resposta se resume a um ponto essencial: agir de forma mais rápida, prática e assertiva. Esse é o caminho para o sucesso no mercado atual e tal quebra de paradigma é o grande desafio para a implantar a gestão acelerada, disruptiva, criativa, inovadora e humanizada.

Muitas empresas estão buscando se reestruturar seguindo modelos similares aos das startups, visando se tornarem mais focadas, atrativas e inovadoras, com o objetivo de conquistar novos clientes e atingir novos mercados.

Elas apostam, com sucesso, na Gestão 4.0 ao transformar seus processos, para oferecer produtos e serviços o mais próximo do que seus clientes procuram. Essa é a grande revolução, possibilitando compreender o cliente de maneira mais efetiva, analisando e monitorando constantemente seu comportamento. Todo esse método torna as tomadas de decisões corretas para o funcionamento dos negócios.

Vale destacar nesse novo processo a atuação dos gestores e suas equipes. Neste ambiente, a postura clássica de um chefe no ambiente corporativo deve ser diferente. Os líderes têm o dever de focar na integração dos diferentes setores da organização para tornar os processos internos mais produtivos.

Gestão mais dinâmica e com tecnologia

Criatividade, inovação e empatia, bem como visão sustentável e holística do mundo são algumas das principais características que os empreendedores precisarão para serem bem sucedidos hoje e no ciclo que engloba o período de cinco a dez anos à frente.

Empresas e pessoas precisam perder o medo de inovar. Tudo pulveriza muito rápido e as organizações no meio corporativo resistentes à inovação correm risco de não existirem mais. Temos exemplos bem práticos e a Kodak é um deles. Ela não soube se reinventar e seu principal produto, a máquina fotográfica, perdeu espaço para os smartphones.

A diferença entre as empresas na era da gestão acelerada é ter ou não ter medo na busca de eficiência. Atualmente, muito tem se falado em inovação e indústria 4.0. Todo mundo está querendo saber como se adaptar a esse tempo. Deixo aqui alguns elementos que podem servir como guia:

  • Priorizem a velocidade. Menos controle, mais velocidade.
  • Explore mais as novas tecnologias, sem medo.
  • Invista em recursos como: sistemas de computação em nuvem, Internet das Coisas, tecnologia de dados, automação, entre outros. 
  • Seja criativo.
  • Crie relacionamentos.
  • Invista em times ágeis
  • Não ignore seu cliente. Conversem mais e seja empático com a dor dele.
  • Construa uma regra de encantamento para sua empresa. Isso contribuirá na construção de sua reputação.

Conheça Mentoria com Deivison Pedroza

Através das minhas Mentorias, ajudarei você a se transformar ou transformar seu negócio. Saiba que estarei à disposição para guiá-lo nesse mundo cheio de inovação e possibilidades de criação. Empresas e pessoas precisam perder o medo de inovar. Tudo pulveriza muito rápido, por isso as empresas precisam considerar como parte da gestão a reinvenção.

Deivison Pedroza – Investidor / Conselheiro / CEO / Palestrante

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp