Quais são os próximos passos para o seu negócio?

Próximos passos para que a sua empresa ou os seus objetivos possam caminhar na direção certa é planejar seus objetivos conforme a necessidade do seu negócio. Que este planejamento preveja as metas para daqui há 05 anos, 03 anos ou apenas 06 meses, por exemplo. Você já possui um planejamento claro e concreto a respeito disso?

Não? Então tem algo muito errado nessa história.

O planejamento é um dos elementos mais importantes para qualquer tipo de negócio, inclusive o pessoal, já que é por meio dele, que passa a ser possível traçar objetivos e metas para serem alcançadas dentro de determinado período de tempo. Evitando que a gente não se perca com os percalços que a vida vai apresentando.

Um bom planejamento não é exclusividade das grandes empresas

Muitas pessoas, infelizmente, consideram que um bom planejamento só é possível depois de determinado estágio de crescimento da empresa. Há ainda, certa crença de que somente grandes negócios podem se dar ao luxo de definir metas e objetivos ou pessoas de grande sucesso. Acontece que não. O planejamento é para qualquer um que deseja se programar para conquistar algo, seja o primeiro carro, uma casa própria, uma viagem, um mudança de emprego, um curso. E para que qualquer empresa que deseja melhorar sua performance.

Lembro-me de quando criei os 16 Passos para o crescimento da empresa e nele havia uma meta realmente intrigante: “desenvolver Inteligência Artificial” para os Softwares de gestão ambiental. Muitos dos colaboradores daquela época ficaram com medo e inseguros, até porque, o investimento era muito alto e bem distante da realidade. Mas, com muito planejamento e sem perder o foco nas metas e objetivos propostos, conseguimos criar equipes comprometidas e dispostas a desenvolver a IA, que tornou-se a LIA – Legislação com Inteligência Artificial.

Portanto, pensar que somente pessoas de sucesso e grandes empresas podem “se agraciar” de tal pensamento é uma grande ilusão. Até porque, todo grande negócio começou pequeno e foi através de um bom e estratégico planejamento que cada passo levou ao crescimento.

Por isso, não espere condições perfeitas para começar a definir onde quer chegar. Esse planejamento deve acontecer sempre, seja com metas de curto, médio e longo prazo.

Sugestão de leitura: Plano de negócios: A bussola do empreendedorismo

Metas de curto prazo

Em geral, as metas de curto prazo são aquelas que determinam o que a empresa buscará dentro de um curto espaço de tempo, que geralmente é inferior a um ano. Sendo assim, para estabelecer esse tipo de ação estratégica, responda: O que a sua empresa ou você pretende alcançar ainda em 2021? Quais são os grandes planos para esse ano?

Isso precisa estar muito claro na cabeça de todos que fazem parte da organização, até porque, sem esse tipo de clareza acaba sendo muito difícil fazer com que o trabalho diário seja realmente produtivo.

De qualquer modo, é preciso lembrar que as metas de curto prazo estão sempre envolvidas com aspectos mais tangíveis da empresa, como vendas, lucro, gastos, entre outros.

É difícil determinar quais metas são mais importantes, pois todas elas exercem uma função. Mas uma coisa é certa: sem conseguir alcançar as metas de curto prazo será simplesmente impossível chegar em algum lugar no futuro.

Metas de médio prazo

As metas de médio prazo estão em um plano mais intermediário de um negócio, pois determinam o que deve ser realizado dentro de um período de 1 a 3 anos, em média.

Ter um planejamento de médio prazo é fundamental, pois ele é o que dará vantagem competitiva do seu próprio negócio sobre todos os outros. Além disso, pensar apenas no curto prazo pode ser um pouco frustrante, pois não existe muita possibilidade de visualização futura. Do mesmo modo, olhar apenas para o futuro pode gerar ansiedade.

O ideal é sempre ter essas metas em mente para que a organização possa ter um norte claro do que deve fazer. Elas devem ser construídas de maneira totalmente estratégica e “divididas”, de modo que possam se transformar em metas de curto prazo.

Sugestão de leitura: Liderança sustentável e escalabilidade – parte 03

Metas de longo prazo

Por outro lado, as metas de longo prazo indicam onde uma organização deseja chegar entre 5 e 10 anos. Você já imaginou como estará seu negócio na próxima década? O quanto você quer estar acima de seus concorrentes?  

Essas metas devem ser definidas e posteriormente divididas entre as metas de médio prazo, que por sua vez devem ser quebradas em metas de curto prazo.

Sugestões para fazer o seu planejamento

Uma dica que utilizo em meu negócio – e até na minha vida pessoal – é a metodologia SMART para a definição das metas. SMART significa metas que se baseiam em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

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S: Por mês, economizarei R$ 1.000 sem afetar meus gastos mensais e conseguirei em 10 meses ter R$10.000 para trocar de carro.

M: Até mês X terei economizado R$ 5.000 reais;

A: Vou economizar R$ 1.000 por mês.

R: Com R$10.000 comprarei o carro que eu sempre desejei.

T: Economizar R$1.000 reais por mês até dezembro;

Agora defina o que você fará para atingir seus objetivos. Coloque a meta e o prazo de conclusão. Em seguida defina as etapas e os prazos de início e fim. E não se esqueça de colocar os prós e os contras.

Alguns exemplos de metas que seguem esta metodologia são:

  • aumentar as vendas em 10% em três meses;
  • aumentar o tráfego orgânico em 15% neste ano;
  • reduzir em 20% os gastos com folha de pagamento em até seis meses;
  • emagrecer 2 kg em 20 dias;
  • guardar R$ 10 mil pra trocar de carro até final deste ano;

E mais o que você desejar, desde que seja bem especifica e relevante para sua vida ou seu negócio. No caso específico para metas que envolvam seu negócio, minha sugestão é utilizar a ferramenta 5W2H:

  • WHAT (O quê?)
  • WHY (Por quê?)
  • WHERE (Onde?)
  • WHEN (Quando?)
  • WHO (Quem?)
  • HOW (Como?)
  • HOW MUCH (Quanto?).

Através desta ferramenta você vai identificar o que você quer alcançar, por que tal objetivo deve ser alcançado, onde será realizado, os prazos que você tem e o tempo que será gasto, quem será responsável por cada etapa e atividade delineada, como será feito e quanto irá custar. Ela vai permitir planejar todas as ações de forma clara e simples, proporcionando economia de tempo e de recursos.

No meu livro Sobre bicicletas e sucesso” também falo muito sobre planejamento. Desde a construção da minha primeira bicicleta até hoje na minha vida, sempre defini claramente quais as metas e objetivos que quero atingir. E refaço essas metas e objetivos sempre que for preciso.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, leia o livro. Ao final dele, para facilitar ainda mais a sua vida, compartilhei duas estruturas que sigo para meu planejamento individual. Agora que você já conhece algumas opções para definir seus próximos passos, não perca mais tempo, comece a estruturar suas metas.

E volte aqui, para me contar os seus resultados e o qual método funcionou melhor para você

Vamos conversar e conquistar melhores resultados para a sua Gestão?

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