deivison-Site-Logo

Como se tornar competitivo no mercado?

Como se tornar competitivo no mercado é uma das perguntas que mais escuto dos meus clientes e amigos empresários. É exatamente por causa dessa argumentação, que gosto de usar como exemplo o meu Livro Sobre Bicicletas e Sucesso.

Uso meu livro, porque nele, eu conto como eu cheguei a me formar engenheiro mecânico e Bacharel em Direito. A ter um espírito empreendedor desde os 12 anos de idade. Porque catar metais nas ruas, vender picolés, verduras, jornais e até artesanatos me ajudaram a fundar a minha 1ª empresa, ECOJET. Empresa pioneira para a época, tanto é, que até hoje, ela se destaca no mercado.

Depois me tornei o fundador e presidente do Grupo Verde Ghaia, maior empresa brasileira no segmento de monitoramento da Conformidade Legal Aplicável, com mais de 3.200 clientes no Brasil e mais 05 países. Por que fundei o Instituto Oksigeno, OSCIP Federal, pioneira em projetos de Educação Ambiental, eventos sustentáveis e programas para minimizar os impactos do aquecimento global, e desenvolvi vários projetos, produtos e serviços ao longo de minha vida.

Tudo isso, porque estive sempre conectado ao mundo, às pessoas, ao mercado. Sempre tentei entender e estudar a forma como as pessoas usam meus produtos e o que elas ganham com isso, quais valores elas enxergam naquilo que crio. É por aí, que começo a minha conversa com você.

Mas, nada disso é fácil. Para quem me conhece e sabe um pouco da minha história compreende que a minha jornada foi de muito aprendizado e certamente, isso me trouxe uma vasta experiência de mundo.

Como cheguei até aqui: conquistando o meu Sucesso

Primeiro, conheça o seu caminho profissional, seja um vendedor, alcance o seu sucesso através de seus méritos. Na minha opinião, nascer com poucos recursos ou com alguma dificuldade não é destino, mas uma condição, um momento que pode ser deixado para trás com muita determinação e fé.

A questão é, quando você quer vencer na vida, até o lixo pode virar luxo.

E quem está lhe dizendo isso é alguém que, um dia, precisou deixar de lado as lamentações para catar metais e vender no ferro velho da esquina. A primeira regra para o sucesso e parar de ficar reclamando. Ficar na cama é para quem tem preguiça ou tempo para desperdiçar. O sucesso não acontece da noite para dia. Mas, com trabalho, pode ser conquistado do dia para a noite.

Todo empreendedor deve ser um líder

Assim como o espírito empreendedor, surge a qualquer momento em nossas vidas, com base em uma vontade maior de crescermos, de evoluirmos ou de simplesmente conquistar um sonho. Um líder, deve mais do que tudo, fazer com que seus colaboradores “sejam expectadores de suas próprias vidas, todos os dias, e que cada um busque empreender e ser o melhor em qualquer coisa que esteja fazendo.

Esse talvez seja o maior propósito de tudo líder e empreendedor: Automotivação e um espírito livre para as mudanças.

Ser líder não é um dom ou algo que desenvolvemos

Definitivamente não é um dom. Ninguém nasce líder. Nos tornamos líderes de nossas vidas a partir do momento que decidimos vencer.

Se observamos a história de sucesso de grandes personalidades, vamos perceber que a maioria, ou se não, todos, tiveram suas histórias marcadas por grandes desafios, grandes tragédias e grandes provações de superação. Parte do que somos é fruto de nossas adversidades. Quem sabe trilhar uma vida de automotivação e resiliência, normalmente são os mais preparados para o sucesso e para a liderança.

 

Esteja pronto para um mundo cada vez mais conectado. Aceite as mudanças, conecte-se ao novo tempo, nunca se desligue do objetivo de ser cada vez mais inovativo e disruptivo. Busque navegar em Oceano Azul e fuja do oceano vermelho (Teoria da Inovação Disruptiva e incremental).

E mais do que nunca trabalhe internamente um processo de empoderamento maior de sua Autoconfiança e invista em coisas que te dão maior sintonia e mais prazer. Faça sempre o que você gosta, assim, você será sempre o melhor naquilo que você faz.

O sucesso está de fato em nossas mãos. Somos os únicos responsáveis pelo nosso destino. Isso é um fato.

Temos que trabalhar internamente para que possamos ser o tempo todo atores de nossa própria história. Pessoas que culpam o passado, os pais, a família, o vizinho ou antigo patrão pelos seus fracassos, na realidade, estão fugindo da frustração de saber que nascemos só e morreremos só e que nessa vida, só nós podemos nos transformar em verdadeiramente fortes.

Não tenha medo de buscar pelos seus objetivos 

Pare de querer comparar a sua vida a vida de outros, pare de acompanhar as redes sociais e sofrer com a ideia de que a maioria das pessoas são mais felizes que você. Nem sempre isso é uma verdade.

Siga a sua vida, trilhe seus próprios caminhos e acredite mais em você. Não existe receita de sucesso, assim como não existe ninguém que possa substitui-lo na conquista de um sonho. Sonhe, experimente, faça o novo todos os dias. E se cair, levante-se de cabeça erguida, porque só assim terá a experiência necessária para não errar novamente.

O meu aprendizado veio de tudo o que vivi e experimentei da vida

Com todos os erros e acertos, o que foi fundamental para ser quem eu me tornei hoje. E tão importante quanto aprender a respeitar os mais velhos foi saber ouvir tudo o que eles tinham para me ensinar.

O nosso futuro a gente constrói a cada dia e não é nada fácil. Por isso, é tão importante ter disciplina, seja com os estudos, trabalho ou, até mesmo, para arrumar a própria cama. O maior erro que podemos cometer durante a busca pelo sucesso é o de Desistir…

Conheça meu Livro de Deivison Pedroza “Sobre Bicicletas e Sucesso”

Deivison Pedroza – Investidor / Conselheiro / CEO / Palestrante

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp