Inteligência Artificial nos processos de gestão

Investimentos em inteligência artificial tem sido uma crescente nas empresas que buscam por otimização, produtividade, inovação e resultados corporativos através de análise de dados. Seguindo essa tendência, os executivos e empreendedores de grandes companhias perceberam que a IA pode contribuir significativamente na automatização de processos da gestão, além de resultados mais seguros e assertivos para tomada de decisão. 

A razão é simples de entender. Apesar de haver peculiaridades relacionadas ao setor e ao escopo de aplicação do negócio, as tecnologias de IA, por exemplo, permitem às empresas diminuírem seus riscos com base na capacidade de previsão, melhorando a gestão e tomando decisões mais ágeis e com mais simplicidade. Com isso, se obtém mais eficiência, diminuindo os erros e os riscos.

Diante de uma gama tão ampla de benefícios, este é o caminho da transformação de modelos de negócios, para aqueles executivos e empreendedores que desejam se manter competitivos no mercado.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é uma das tecnologias da chamada 4ª Revolução Industrial. A tendência é que a IA, nas próximas décadas, torne-se uma ferramenta de grande valor e oportunidade para as organizações para analisar e gerenciar um montante de dados, consideráveis, conseguindo extrair informações importantes que irão alicerçar a transformação digital destas organizações. Certamente, será o esteio da vantagem competitiva.

A IA é projetada para adquirir e processar informações, com o objetivo de aprender e interagir de forma planejada e adequada com o ambiente. Conheça rapidamente alguns tipos de inteligência artificial:

  • Baseadas em Funcionalidade
  • Baseadas em Recursos
  • Machine Learning
  • Deep Learning

Em outras palavras, a IA ajuda as organizações a extraírem informações dos dados, sendo capaz de mensurar aspectos dos recursos humanos, por exemplo, transformando-os em dados a fim de potencializar o crescimento exponencial, seja através de insights, tomada de decisão ou de geração de valores.

Essa nova área tem ocupado cada vez mais espaço nos últimos anos, mas você conhece suas vantagens?

Dica de Leitura: Metaverso no Sandbox

Por que investir em Inteligência Artificial?

  • Gestão otimizada no atendimento aos clientes

Ao saber dos benefícios que a IA proporciona aos negócios, torna-se  tarefa dos executivos e empreendedores, adaptarem os processos de gestão às peculiaridades que a inteligência artificial pode trazer para os negócios.

Na gestão do relacionamento com os clientes, por exemplo, os chatbots podem substituir ou trabalhar em conjunto os operadores, visto que são extremamente eficientes, diminuindo tempo de espera e permitindo a empresa direcionar seus esforços para as atividades de valor estratégico.

Neste caso, a empresa obtém o benefício direto da redução de custos. E, também, diversos benefícios indiretos, incluindo produtividade, mais conhecimento sobre ‘o que fazer depois com os resultados”, sabendo onde investir, onde melhorar os processos, os gargalos – gerando mais eficiência nos processos de gestão.

  • Geração de valor

As vantagens da Inteligência Artificial para os negócios estão ligadas à redução de custos, mas também à  geração de valor, direta ou indiretamente. Por exemplo, no campo do comércio eletrônico , algoritmos de IA podem favorecer experiências de compra personalizada, com taxas de conversão melhores do que as tradicionais.

No marketing, a  análise de percepções permite, por meio de tecnologias cognitivas, entender as necessidades dos potenciais clientes e prever seu comportamento de compra, a partir do qual são criadas estratégias e serviços com antecedência, tornando seu negócio mais competitivo e inovador na área.

No campo da Indústria 4.0, por outro lado, uma área com potencial é a implementação da IA ​​dentro da  gestão da cadeia de suprimentos, para realizar atividades de coordenação de toda a cadeia de suprimentos e dos atores envolvidos. Por isso, empresas têm investido em Inteligência Artificial para automatizar os processos de gestão, visando a geração de valor, produtividade, eficiência, análise de dados com mais profundidade e robustez .

  • Simplificação de tarefas repetitivas

As  aplicações da Inteligência Artificial  têm um impacto imediato na vida dos executivos e empreendedores, ajudando a identificar gargalos, riscos e erros.

Uma das  principais vantagens da IA é o fato de que, é possível usar sua inteligência para completar tarefas repetitivas com autonomia, sem perder a qualidade. A IA é uma ferramenta que pode ser refinada, a fim de que ela possa contribuir na eficácia de todo o processo de gestão.

De fato, quando os processos são implementados com a inteligência artificial, eles apresentam resultados mais estratégicos, contribuindo na decisão estratégica mais complexa para que sejam tomadas ações práticas, com mais rapidez e precisão, melhor do que um ser humano.

  • Não há necessidade de pausas

Por que investir afinal, em Inteligência Artificial para automatizar a gestão? Bem, considerando que a IA é uma solução tecnológica capaz de realizar atividades de um modo inteligente, conseguindo aprender por si própria e analisar um grande volume de dados, elas podem realizar facilmente atividades humanas de maneira autônoma, e ainda contribuir com oportunidade de inovação e crescimento.

Dica de Leitura: Por que as empresas buscam por inovação?

O futuro da Inteligência Artificial

Se até alguns anos atrás o principal problema enfrentado pelos os cientistas envolvidos em pesquisas relacionadas à Inteligência Artificial era o de conseguir demonstrar a possibilidade realista de usar sistemas inteligentes para usos comuns, esse objetivo hoje, cada vez mais, faz parte da realidade de empresas.

A IA está envolvida em várias outras tecnologias, como, por exemplo, redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, com o intuito de simular as habilidade e competências do ser humano que estejam ligadas à inteligência. Portanto, cada vez mais, as grandes companhias investem em Inteligência Artificial, por perceberem os valores gerados.

Sabemos que a Inteligência Artificial hoje, representa uma realidade, e não uma hipótese. As dúvidas estão presas sobretudo com as diferentes possibilidades de uso dessa ferramenta e o seu impacto econômico na gestão.

Então, se por um lado o entusiasmo pela evolução tecnológica da inteligência artificial seja certamente muito evidente em vários setores, por outro, há o medo de que em breve as máquinas possam substituir completamente os humanos. Isso dependerá do exercício. Uma dica sobre esse assunto é o livro “Homo Deus” do autor israelense Yuval Harari, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Por fim, a evolução tecnológica no passado já levou à substituição da mão de obra humana por máquinas e computadores. E hoje, é amplamente aceito o uso de tecnologias para tornar o trabalho mais eficiente para empresas.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender as vantagens da Inteligência Artificial nas organizações que pretendem se manter competitivas e em crescente desenvolvimento.

Deivison Pedroza – Investidor / Conselheiro / CEO / Palestrante


Vamos conversar e conquistar melhores resultados para a sua Gestão?

Deivison-Logo-Preto-

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp