deivison-Site-Logo

Inteligência Artificial: Por qual Futuro esperamos?

O desenvolvimento da tecnologia promoveu avanços extraordinários para todos nós. Celulares que podem ler expressões faciais, robôs que executam cirurgias complexas, veículos que andam sem motoristas, reconhecimento em fotografias, como as utilizadas pelo Facebook, e também dispositivos que usam processamento de voz para executar tarefas, como a Siri do iPhone.

Tudo isso é fruto da Inteligência Artificial, ou simplesmente I.A.

Inteligência Artificial é basicamente tudo que faz com que os computadores “pensem”, criando análises, raciocinando, compreendendo e oferecendo respostas para as mais diversas situações. De forma bem simplificada, a I.A é uma simulação da mente humana.

Por isso ela é a nova revolução tecnológica, já está acontecendo e não pode ser parada. Quer você queira ou não ela já faz parte de nossas vidas, porque nós já nos relacionamos com dispositivos e mecanismos de Inteligência Artificial há um bom tempo! Mas, vale se questionar

📡Qual será o futuro que teremos com a IA?

📡Qual é o nosso papel dentro da sociedade regida por IA?

📡Será que poderemos nos tornar inúteis diante dela? E o quanto podemos?

📡Quais os empregos que serão afetados diretamente pelo desenvolvimento dessa inteligência?

Você já parou para pensar sobre isso? Será que precisamos ficar com medo, ou nos sentirmos ameaçados com IA?

Afinal, será que o futuro da humanidade é sem humanos?

É sobre isso que falo nesse vídeo. Assim, quando daqui há alguns anos você ouvir falar de inteligência artificial e se ela pode nos substituir, você vai se lembrar de que eu já falava de futuro, antes de muita gente ter se dado conta de que ele poderia existir.

Stephen Hawking e Elon Musk tem uma visão cautelosa com relação ao desenvolvimento desse tipo de tecnologia capaz de “pensar” e agir de forma autônoma. Para eles, isso poderia significar a superação e a dominação das pessoas. Consequentemente, seria o fim da nossa vida como conhecemos.

Será? Sem dúvida a robótica e a inteligência artificial vão sim, se desenvolver cada vez mais. E isso será benéfico para todos. Mas, não um mundo apocalíptico controlado por máquinas inteligentes que se voltam contra a civilização humana. Isso é coisa de filme de Hollywood.

Por mais que a Inteligência Artificial evolua, esse é um cenário meramente fantasioso.

IA e o Desemprego: preocupação real

Mas, se você tem pesadelos sobre um futuro, pois uma máquina inteligente tomou seu emprego, talvez é hora de se preocupar de verdade.

Se voltarmos um pouco no tempo, a partir da Revolução Industrial as máquinas já se mostravam mais rápidas, eficientes e lucrativas. Como consequência, milhões de artesãos perderam seus trabalhos. O mesmo aconteceu mais recentemente, nas décadas de 1980 e 90, quando as montadoras de veículos passaram a trocar operários por robôs automatizados.

Estes são alguns exemplos clássicos da substituição do homem pelas máquinas. E se isso, te faz acreditar que seu trabalho está a salvo, pois você não trabalha em uma fábrica, e que nenhuma máquina pode te substituir… Você está puramente iludido.

Mas, quando isso vai acontecer?

A IA já está entrando e até dominando diversos setores da economia. Um exemplo claro disso são os mecanismos de pesquisas utilizados por grandes firmas de advocacia. Você tinha ideia de que um robô poderia substituir um advogado? Pois é, agora já sabe que além de isso ser possível, já é uma realidade.

A medicina também não escapa da IA. Diversos softwares de diagnóstico são largamente utilizados em todo o mundo para as mais distintas aplicações, pois possuem capacidades incríveis de detectar doenças ou irregularidades na saúde dos pacientes.

Por exemplo, o Bot Watson, da IBM, cumpre o papel de um médico virtual, capacitado a executar análises complexas e extremamente assertivas. Watson já é uma realidade em consultórios e Hospitais espalhados pelo mundo. A tendência é que a demanda por Clínicos Gerais nos ambulatórios hospitalares caia bastante com a popularização do uso deste tipo de IA.

Quem nunca viu um anúncio de um robô de limpeza?

Aquele redondinho que aspira e passa pano na sua casa sozinho? Além desses robozinhos de limpeza, há máquinas inteligentes e seus Botchats, diminuindo drasticamente o número de empregados em tele atendimento nos últimos 10 anos.

Uma outra profissão que está na mira da IA são os escritores. Há Bots capazes de escrever textos e matérias jornalísticas de forma orgânica. Embora lhe fale a sutileza das palavras, essência do ser humano. Porém, esses Bots já trabalham para grandes empresas de comunicação e vem se popularizando. Talvez o texto do meu vídeo tenha sido escrito por um desses bots. Você saberia dizer a diferença?

E onde nós, seres humanos, ficamos como nessa história?     

Qual a sua opinião. Como você acha que ficaremos nessa história? Acha que muita coisa mudará? Com qual velocidade?

Ou acha que no futuro seremos dominados pelas máquinas? E no seu trabalho, você se sente ameaçado pelo desenvolvimento da IA?

Aproveite e já comenta aqui sobre o assunto. Obrigado e até mais!

Deivison Pedroza – Investidor / Conselheiro / CEO / Palestrante

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp