A grande missão de um empreendedor

Nos últimos meses a minha agenda tem sido bem intensa. Viagens a trabalho e reuniões de Board com as Startups para alinhar os interesses entre as gestão executiva e as dos sócios ou acionistas. Foi nesse calor de reuniões que um filme passou pela minha cabeça de quando dei meus primeiros passos nessa jornada do empreendedorismo.

E recordei de um filme muito antigo que me levou a recordar de um texto, que retrata exatamente esse momento de reflexão sobre a minha jornada.

“Eu indico a todos abrirem uma empresa um dia e experimentar por alguns anos o que é a responsabilidade de enfrentar uma folha de pagamento, a regularização de impostos e equipe, o processo de seleção do time, o investimento em equipamentos, estrutura e conforto para o trabalho. Indico a todos que façam esse experimento. Que aprendam a calcular o valor hora de um trabalho. Aprenda a calcular o valor de um salário. Que invistam incontáveis horas com contadores. Que fiquem outras noites sem conseguir dormir preocupado com as contas.

Indico também que experimentem formar pessoas, inspirar o melhor em cada um. Motivar com palavras, com respeito, honestidade e com dinheiro. Invista em marketing, vista a camisa e saia pelas ruas e redes sociais para atrair clientes. Experimente também segurar a onda quando os haters e as críticas chegarem. Quando duvidarem de você e quando você mesmo duvidar.

De verdade eu recomendo isso. Recomendo ficar no cheque especial para não atrasar um dia a folha. Experimente também olhar no olho de um funcionário e demiti-lo. Ou amargar a traição de alguém em quem você confiou. Chegar em casa detonado por cada plano, ideia, estratégia que não dá certo. Mas mesmo assim continuar firme e animado tentando.

Faça esse teste. Vai se ver acordando as 3 da manhã sem razão e com o pensamento num produto, numa conversa de escritório ou num plano para evitar a falência.

Faça esse favor a você mesmo. Tente ser o patrão por alguns anos. Ser visto como explorador. Faça esse teste. Mas faça por acreditar que seu negócio vai muito além de dinheiro. E quando você cansar, falir, ou tiver muito sucesso… lembre-se de tudo que você passou.

Guarde isso na alma. Você um dia vai precisar, quando a maré virar e transformar a vaidade em humildade, o ego em perdão, a marra em companheirismo, a malandragem em dedicação, a inveja em desejo de sucesso e as certezas em dúvidas.

Faça esse experimento um dia. Abra uma empresa”.

O autor pode falar com propriedade sobre o assunto. Ele é Paulo Tenório, CEO e fundador da Trakto, plataforma para a criação e organização de materiais de marketing digital.

Ele abriu a empresa em 2013, sem nem ao menos saber o que significava uma startup, e foi aprendendo conforme o negócio ia evoluindo – e claro, ele soube ter muita leitura de mercado e de seu público. Sua ideia passou de um dispositivo móvel para uma plataforma web, e hoje atende mais de 7 países e tem mais de 2.000 clientes.

Canal Deivison Pedroza – Gestão e Liderança

Para entender a jornada de um empreendedor, você precisa se tornar um!

Provavelmente Paulo Tenório passou por tudo o que escreveu. Assim como eu. E assim como você que também está caminhando nessa jornada. E posso dizer com toda a certeza do mundo que só entendemos, verdadeiramente, o que é ser empreendedor, sendo um.

É fácil ouvir histórias de CEOs e fundadores que alcançaram o sucesso. Até mesmo as histórias de fracasso fazem parte desse repertório. E são essas histórias, que eu acredito serem as mais importantes, pois elas nos ensinam a lidar com os erros de outros empreendedores. O que não deu certo, o que falhou, como saiu de uma situação ruim, ou até como teve que recomeçar do zero.

São essas histórias que nos fazem aprender muito, para que possamos evitar passar por situações semelhantes ou, se algo parecido acontecer, saberemos o que fazer e como agir para superar a adversidade.

Bom, histórias são importantes. Mas são histórias.

As histórias são fatos resumidos dos principais acontecimentos de quem viveu, 24 horas por dia, buscando maneiras de conquistar clientes ou procurando alternativas para pagar em dia seus funcionários ou os empréstimos feitos.

Por mais que saibamos das dificuldades, elas ainda são maquiadas e são bem mais leves quando vêm na forma de histórias. E isso torna difícil explicar o que é se sentir empreendedor.

Ainda é impossível descrever com exatidão as sensações e os sentimentos pelos quais passamos todos os dias. Eu mesmo, já escrevendo livros para contar a minha história para vocês, não consegui ainda transmitir tudo o que senti ou vivenciei.

Nós, empreendedores, tentamos dar uma ideia, mas apenas cada um em seu íntimo, sabe o significado das suas experiências e o que foi sentido e aprendido em cada uma delas. Principalmente porque temos essa mania de nos mostrar fortes e indestrutíveis para todos a todo o tempo. Daí, a fraqueza e a fragilidade ficam escondidas e assim devem continuar: fingimos que elas não existem, e deixamos para nosso travesseiro escutar o que, às vezes, não é capaz de ser expresso em palavras.

Portanto, só quem viveu na pele o que é abrir uma empresa sabe todas as noites que passou sem dormir. Sabe o que é trabalhar quase 20 horas por dia e ainda assim, voltar para casa preocupado.

Preocupação de quem bateu de porta em porta ou fazer centenas de telefonema diários buscando novos clientes e passando dia só escutando “não”. É olhar para sua família e dizer que terá que vender o carro porque precisa pagar as contas, ou precisa investir mais no negócio e não há outra opção. Ou pior ainda, é ter que demitir alguém, sabendo que pode acabar com o sonho de uma pessoa que tem muito potencial porque não há mais condições financeiras de no momento mantê-la na empresa.

É muito difícil ser empreendedor quando há pessoas que dependem do seu negócio para viver

Então, além de ter muita determinação para enfrentar os desafios diários de abrir e manter uma empresa, é necessário saber lidar com pessoas. E o lidar com pessoas que eu digo aqui é mais do que seus clientes. São seus colaboradores, sua equipe, seus prestadores de serviços.

Você, como empreendedor, assume uma missão a mais, carregada de uma enorme responsabilidade: se você já tinha determinação, agora precisa ter mais para continuar seguindo. Somente assim, quando conquistar o seu topo, ficará mais claro o quanto é preciso valorizar e respeitar o trabalho e esforço de cada um. Inclusive o seu próprio.

Todo Empreendedor precisa ter a sua Missão

Por isso, para mim, este texto do Paulo Tenório é um texto atemporal que transmite quase que perfeitamente o que é ser empreendedor e qual a sua grande missão.

Na vida, talvez precisamos mesmo passar por essa experiência. Abrir uma empresa e empreender. Contratar colaboradores, montar uma equipe. Ter problemas para achar as soluções. Deparar-se com obstáculos para encontrar as alternativas.

Faça agora esse teste. Use a imaginação para sentir em poucos minutos o que passa um empreendedor todos os dias. Leia de novo este texto e tente pensar que é você quem está passando por todas as situações descritas. Imagine como você agiria em cada uma delas, qual o sentimento que surge e como você lidaria com tudo isso.

É difícil, não é mesmo?

É ruim passar por dificuldades e sentir o que elas nos causam. Mas depois, sempre vem a recompensa pelo esforço. Quando você alcança o que tanto sonhou, não há palavra capaz de descrever o que você sente! E então vemos que tudo valeu a pena, cada tombo, tropeço, fundo do poço ou choro.

Porque é cada situação dessa que nos torna mais fortes e nos faz mais humanos, mais determinados e mais responsáveis pela nossa missão.

Você pode pensar: “ah, mas todo mundo que alcançou o sucesso diz isso!”. Provavelmente sim, porque essa é a mais pura verdade. E se quer tirar a prova, faça o teste também na prática, abra uma empresa você mesmo, esteja disposto a passar por tudo isso, com determinação.

Mas só faça o teste se, como já disse Tenório, se você acredita “que seu negócio vai muito além de dinheiro”. Se você não estiver disposto a aceitar a grande missão de um empreendedor, nem cogite a ideia de tentar.

E qual é essa missão? Criar valor para a sociedade através da sua empresa? Sim! Ter iniciativa, coragem e buscar sempre novas oportunidades para inovar? Sim! Levar sempre a melhor solução para seus clientes? Com certeza!

Fazer seu negócio dar certo? Tudo bem, já é um caminho! Manter a sua confiança, tanto em si quanto dos outros em relação a você? Sem dúvida nenhuma!

Não falhar na responsabilidade e importância de ser um empregador, sabendo desenvolver o melhor de cada um? Óbvio!

Mas a grande missão vai além

Quando decidimos ser empreendedores, por mais que o caminho pareça solitário e difícil, não estamos sozinhos. Todos passam por dificuldades, dúvidas, angústias e decepções. Cada qual à sua maneira.

Porém, para aqueles que persistem e não desistem no meio do caminho, há a recompensa. E quando ela chega, tudo o que você passou fará sentido e te serviu para transformá-lo numa pessoa muito melhor. Talvez essa seja a grande missão de um empreendedor.

Então, vamos lá, sinta o que é essa experiência! Assuma essa missão para a sua vida! Você tem coragem? Encare-a!

Deivison Pedroza – Investidor / Conselheiro / CEO / Palestrante


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar e conquistar melhores resultados para a sua Gestão?

Deivison-Logo-Preto-

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp