Seja Protagonista da transformação digital

A transformação digital trazida pela tecnologia interfere em vários setores da nossa vida, influenciando inclusive as relações sociais e modificando os nossos hábitos pessoais e profissionais, especialmente quando se fala em mundo digital. E não há dúvidas de que vivemos hoje na era da informação e da tecnologia. Portanto, saber identificar as oportunidades para tirar proveito das informações disponíveis e das tecnologias que estão a nosso dispor consiste em um enorme diferencial competitivo, independente de qual seja a sua atividade.

Não estou falando tudo isso porque “eu acho que é assim”. Não. Muitas pesquisas estão sendo realizadas que apontam o crescimento da internet e do uso dos dispositivos móveis em nossa vida. Claro, o crescimento exponencial do e-commerce também. Um desses estudos é o Global Digital Report, da Hootsuite, lançado no início de 2019. Neste relatório é apresentado um panorama sobre o uso da internet e do celular, bem como o desenvolvimento das mídias sociais e do e-commerce em todo o mundo.

De acordo com o Global Digital Report

  • Pelo menos 45% da população está online neste exato momento, sendo que a cada dia mais de um milhão de pessoas usaram a internet pela primeira vez em 2018.

  • O número de usuários da Internet em 2019 é de 4,388 bilhões, 9,1% a mais do que em 2018. No Brasil, 149,1 milhões de pessoas utilizam a internet (70%), representando um aumento de 7,2% em relação a 2018. Destes, 85% a utilizam todos os dias, 9% ao menos uma vez por semana, 5% ao menos uma vez por mês e 1% usa menos que uma vez por mês.

  • Em média, os internautas do mundo passam 6 horas e 42 minutos on-line todos os dias. O país cujo usuário passa mais tempo na internet é a Filipinas (10 horas e 02 minutos), sendo o Japão o que passa menos tempo (3 horas e 45 minutos). O Brasil aparece em segundo lugar neste ranking, com 9h e 29 minutos por dia na internet, sendo 3h e 34 minutos em alguma mídia social diariamente, 3h e 26 minutos vendo algum tipo de vídeo, e 1h e 19 minutos em streaming de música.

  • O número de pessoas em todo o mundo que usa um telefone celular aumentou em 100 milhões desde 2018, existindo mais de 5,1 bilhões de usuários em janeiro de 2019 – cerca de 67% da população mundial.

No Brasil, existem mais celulares que pessoas: há 215,2 milhões de aparelhos enquanto a população é de 211,6 habitantes. Destas, 63% são através de conexões pré-pagas e 37% pós-pagas. 89% das conexões são feitas com 3G ou 4G.

  • Com cerca de 5,5 bilhões de aparelhos em uso em todo o mundo atualmente, não é surpresa que o mercado de aplicativos para dispositivos móveis esteja em expansão. No Brasil, em 2018, foram baixados 7,292 bilhões de aplicativos nos celulares, com um gasto estimado de US$ 528,6 milhões. A média de aplicativos instalados em cada celular é de 74, sendo em torno de 34 utilizados no mês. O mais baixado é o WhatsApp, seguido do Facebook, Facebook Messenger, Instagram, Uber, Netflix, Spotify, Waze, Mercado Livre e Banco do Brasil.

Smartphones: responsável pelas conexões globais

  • Os smartphones agora são responsáveis por dois terços das conexões móveis globais. As pessoas gastam em torno de 3 horas e 14 minutos usando a internet em seus dispositivos móveis, o que representa um aumento de 6,1% em relação a 2018, contra 3h28 em computadores e tablets, cujo tempo diminiu em 6,7%.

  • 3,48 bilhões utilizam algum tipo de mídia social. Aumentou em 288 milhões o número de usuários (9%) desde o ano passado. No Brasil, são 140 milhões de usuários nas redes sociais (aumento de 7,7%), sendo que 130 milhões as utilizam nos celulares, representando 8,3% a mais que em 2018.

  • A quantidade de tempo que as pessoas gastam nas mídias sociais aumentou novamente este ano, mesmo que timidamente: o usuário médio de mídia social gasta 2 horas e 16 minutos diariamente em plataformas sociais – acima de 2 horas e 15 minutos no ano passado – o que equivale a aproximadamente um terço do tempo total da Internet e um sétimo da sua vida enquanto estão acordados.

  • É importante notar que o tempo gasto em mídias sociais varia consideravelmente entre os diferentes países. No Japão o tempo gasto é de apenas 36 minutos por dia. No outro extremo da escala, os filipinos continuam a gastar mais tempo nas mídias sociais, com a média deste ano de 4 horas e 12 minutos, refletindo um aumento de 15 minutos por dia (6%) em relação à média relatada no ano passado.

3,26 bilhões de pessoas usam mídias sociais em dispositivos móveis, com um crescimento de 297 milhões de novos usuários, representando um aumento anual de mais de 10%.. A faixa etária que mais acessa as mídias sociais é de 25 a 34 anos, seguida de 18 a 24 anos, depois 25 a 44 anos.

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Site e E-Commerce: uso de ferramentas para facilitar a vida

  • Os sites de e-commerce estão cada vez mais sendo acessados. As plataformas chinesas estão particularmente bem representadas em 2019, e vale a pena destacar que tanto a Taobao quanto a Tmall agora têm uma classificação superior à da Amazon em termos de tráfego global.

  • 92% dos usuários da Internet agora assistem a vídeos on-line todo mês, o que significa que mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo estão consumindo conteúdo de vídeo on-line no início de 2019. No Brasil, esse número chega a 98%.

  • As formas pelas quais as pessoas “interagem” com a Internet também estão mudando. O uso de ferramentas de controle de voz aumentou significativamente durante 2018: cerca de quatro em cada dez usuários da Internet usam comandos de voz ou busca por voz.

  • No Brasil, o YouTube é a plataforma mais utilizada (95%), seguida do Facebook (90%), WhatsApp (89%) e Instagram (71%). O LinkedIn ocupa a sétima colocação, com 36% dos usuários o utilizando.

  • Os números de usuários ativos mensais do Facebook aumentaram constantemente nos últimos 12 meses, e o último anúncio de resultados da plataforma registra um crescimento de quase 10% em relação ao ano anterior. No Brasil existem 130 milhões de usuários. Desses, 53% são mulheres.

No país, o alcance médio das postagens no Facebook em relação às curtidas é de 8,5%. De forma orgânica, esse número fica em 5,9%. 27% das páginas utilizam publicações patrocinadas.

  • A taxa média de engajamento no Facebook é de 4,22% para todos os tipos de publicações no Brasil. Os vídeos geram 6,74% de engajamento, as publicações com fotos 4,82%, as que possuem um link 4,23% e quando há somente o status, 2,17%.

Transformação Digital nas redes sociais, sites e e-commerce

No Brasil existem 69 milhões de usuários no Instagram, sendo 59% mulheres.

  • Em junho, o Instagram anunciou que havia passado da marca de 1 bilhão de contas ativas e, embora a empresa tenha esclarecido posteriormente que esse número não representava usuários únicos, o marco não foi menos impressionante. Os números mais recentes da audiência de publicidade da plataforma mostram que esse forte desempenho continuou em 2019, com usuários ativos crescendo mais de 4% nos últimos três meses para atingir um público de 895 milhões em todo o mundo.

O LinkedIn possui em torno de 35 milhões de usuários no Brasil, sendo 47% mulheres e 53% homens.

  • 2018 foi menos favorável ao Twitter, que relatou quedas nos usuários ativos globais em seus dois últimos anúncios de ganhos. Essa tendência de queda também é claramente visível nos números de público-alvo de publicidade da plataforma, o que indica que o público-alvo endereçável do Twitter caiu 1,5% desde outubro. O público-alvo de publicidade do Twitter também inclina-se significativamente para os homens, com a plataforma informando que quase dois terços de seu público-alvo são homens.

  • Os gastos com e-commerce cresceram 14% em relação ao ano anterior. Estima-se que os gastos anuais de 2018 com bens de consumo somaram US $ 1,78 trilhão. O setor de Moda e Beleza registrou o maior crescimento em relação ao ano passado (17%), com o gasto global anual na categoria chegando a US$ 500 bilhões. No entanto, as reservas on-line de viagens e acomodação representaram a maior parcela dos gastos com e-commerce do consumidor em 2018, com usuários de todo o mundo gastando US$ 750 bilhões em viagens ao longo de todo o ano.

  • No Brasil, 70% das pessoas possuem conta em alguma instituição financeira, 27% possuem cartão de crédito, 18% faz compras ou pagam contas online. 15% das mulheres fazem transações online contra 21% dos homens.

  • Aqui no país 89% das pessoas pesquisam online um produto ou serviço para comprar; 90% visitou uma loja online; 68% comprou um produto ou serviço online; 50% comprou através do computador e 45% através do celular. O setor que mais se gasta é Viagens, incluindo acomodações (US$ 19,14 bilhões), sendo também o que mais cresceu (17%).

Impressionante estas informações, não é mesmo?

Você já havia imaginado que o mundo digital tinha esse impacto sobre nós, sendo capaz de modificar nossos hábitos e nossa maneira de comprar e vender?

Eu aqui apresentei somente uma síntese do principais pontos do Global Digital Report. Porém, ele tem mais de 220 páginas onde apresenta a análise global e por países de forma bem detalhada. No relatório é também possível encontrar algumas conclusões.

O panorama do mercado vai evoluir

Com algumas das principais plataformas sociais do mundo perdendo usuários ao longo do tempo, é provável que veremos algum desgaste nelas. Se as atuais tendências de queda continuarem, podemos esperar que os investidores, tanto do Twitter quanto do Snapchat, aumentem a pressão sobre os conselhos dessas empresas para que aceitem uma oferta de aquisição.

Não é fazer o que já está sendo feito, como mudar para o formato de “história”’, tal como vemos hoje no Instagram e no Facebook.

Ao contrário, as preocupações com a privacidade, as mudanças nas preferências dos usuários e de seus comportamentos nas mídias sociais, e o “cansaço” das plataformas atualmente existentes estão se combinando para inspirar uma série de novas plataformas sociais em 2019. Isso mudaria fundamentalmente a própria estrutura dos negócios na internet.

Marketing como um serviço

Olhando para os bastidores das marcas que alcançam o maior sucesso na internet, torna-se aparente que muitas delas compartilham algo em comum: tratam o marketing como um serviço. Em vez de distribuir propaganda corporativa interminável e publicidade banal, essas marcas usam seus orçamentos de marketing para criar valor para seu público.

Quer se trate de algo tão simples como um vídeo de instruções no YouTube, ou um evento em grande escala que coloca seu consumidor no centro da ação, esse “marketing como serviço” é o único antídoto contra a inflação contínua da mídia e a mudança dos usuários de newsfeeds para histórias.

Portanto, use e abuse da internet e dos smartphones para manter uma relação mais próxima com seu público. O mundo digital permite essa proximidade, ao eliminar a noção de tempo e espaço.

Por exemplo, eu posso de madrugada escolher um tênis para comprar pela internet deitado na minha cama. Ou eu posso ler artigos, como esse, no meu intervalo do almoço, através do meu celular. Ou ainda eu posso programar minha próxima viagem, escolhendo hotéis, lugares para visitar, melhores voos, aluguéis de carro; somente olhando para a tela do meu celular.

Claro que as lojas ainda possuem horário de funcionamento, mas eu posso visitar virtualmente uma loja hoje para, caso eu me interessar, ir fisicamente até ela no outro dia. Essa é a comodidade que conquistamos através do desenvolvimento da tecnologia. É isso que está se tornando tendência nos dias atuais.

Existe mais tempo e espaço quando se fala do mundo digital

Por isso você deve aproveitar esses novos tempos e se tornar protagonista dessa transformação digital. A maioria das pessoas ainda preferem o jeito tradicional de fazer, esquecem que possuem a chave do baú do tesouro em suas mãos, e que seus próximos clientes estão apenas a um clique de os conhecerem.

Eles não se deram conta de que o uso da internet e dos celulares estão aumentando ano após ano, e as formas pelas quais as pessoas os utilizam também estão se diversificando. Você precisa explorar isso se quiser se destacar.

Por fim, eu resolvi escrever este texto mais para demonstrar como a transformação digital está acontecendo antes mesmo do isolamento social. para se ter uma ideia, cada vez mais passamos nosso tempo no mundo virtual. Esses dados são estudos apontados pela Hootsuite. Você pode acessar aos dados desse relatório, clicando aqui.

Fonte: We Are Social e HootSuite – Digital 2021 [Resumo e Relatório Completo]

Aproveite para refletir e tirar as suas próprias conclusões de onde e como pode inovar seguindo estas tendências do mundo digital. Pense em estratégias, faça planos de ação, estude e descubra o que melhor se encaixa para o seu negócio. Tudo depende do que você faz com o que tem nas mãos.

Eu compartilhei com você algumas informações, mas é possível entender mais no meu livro Sobre bicicletas e sucesso, aprofundo mais nesse assunto. Bem, agora que você já tem a tecnologia a seu dispor, é preciso fazer a sua parte: investir no seu negócio!

Deivison Pedroza

Investidor / Conselheiro / CEO / Palestrante


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